BALANCEAMENTO
Rodas desbalanceadas podem ser identificadas por trepidação na direção do veículo, ocorrida em determinada velocidade. Esse problema danifica os pneus, que terão sua vida útil reduzida ? e provoca muito desconforto ao dirigir.
O dano mais comum causado pelo desbalanceamento é o desgaste acentuado e irregular em pontos alternados da banda de rodagem dos pneus.
Existem ainda outros problemas ocasionados pela falta de balanceamento. Entre eles está a perda de tração e estabilidade, dificuldade de manter o veículo na trajetória e desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção.
São dois os tipos de balanceamento: estático e dinâmico. Uma roda está estaticamente balanceada quando cada ponto da circunferência tem o mesmo peso de seu ponto oposto. No balanceamento dinâmico, os pontos opostos de cada lado da roda têm o mesmo peso.
Para se fazer o equilíbrio ideal entre o conjunto roda/pneu, devem-se usar contrapesos de chumbo nos pontos mais leves da roda.
Quando fazer o balanceamento:
1 ? a cada troca de pneus;
2 ? por ocasião do rodízio de pneus (cada 10 mil km);
3 ? ao primeiro sinal de vibração no volante ou desgaste irregular dos pneus;
4 ? após ser efetuado reparo no pneu ou na câmara de ar
COMO REALIZAR O RODÍZIO DE SEUS PNEUS
Para utilizar o potencial total do pneu, deve ser feito um rodízio a intervalos de 5.000 km. Os pneus deverão ser trocados conforme as indicações abaixo, após análise do seu estado geral. O rodízio serve para compensar diferenças em desgastes, permitindo um aumento em quilometragem e eficiência e proporcionando uma boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas.
LEMBRE-SE
- O primeiro rodízio é o mais importante.
- Após o rodízio, verifique o alinhamento do veículo, o balanceamento e a pressão de ar dos pneus.
- Pneus unidirecionais devem seguir somente o esquema ?D?.
- Alguns veículos requerem um intervalo menor no que diz respeito ao rodízio. Recomendamos que você consulte sempre o revendedor oficial para obter mais informações sobre esse item.